top of page

Escala 6x1: O que muda com a PEC? Entenda os impactos na legislação trabalhista

Uma proposta de emenda à Constituição (PEC), liderada pela deputada federal Erika Hilton (Psol), visa acabar com a escala 6x1 de trabalho no Brasil. Após intensa mobilização popular nas redes sociais, a proposta conseguiu reunir as 171 assinaturas necessárias de colegas da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (13).



A iniciativa surgiu em maio, a partir do movimento Vida Além do Trabalho (VAT), criado pelo vereador de São Paulo Rick Azevedo (Psol). O objetivo é oferecer alternativas de jornada de trabalho para empregadores e empregados, garantindo mais dias de folga para compromissos, lazer e descanso ¹.


A proposta sugere uma jornada máxima de trabalho de 36 horas semanais, reduzindo as atuais 44 horas. Além disso, o movimento VAT defende a escala 4x3, permitindo mais tempo livre para os trabalhadores.



Erika Hilton e Rick Azevedo convocaram uma coletiva de imprensa para discutir o assunto. Atos contra a escala 6x1 estão sendo organizados em todo o país para o dia 15 de novembro, dia da Proclamação da República.


Argumentação da escala 6x1
Argumentação da escala 6x1

Amanhã, dia 15 de novembro, feriado da Proclamação da República, ao menos sete capitais brasileiras terão atos pelo fim da escala 6x1. O anúncio foi feito pelo vereador eleito do Rio de Janeiro, Rick Azevedo (PSOL), fundador do movimento Vida Além do Trabalho (VAT).


Confira abaixo os locais e horários:


Brasília (DF) – Rodoviária do Plano Piloto, às 9h

Florianópolis (SC) - concentração ao lado do Terminal de Integração do Centro (TICEN), às 10h

Fortaleza (CE) – Praça do Ferreira, às 10h

Porto Alegre (RS) – Usina do Gasômetro, às 15h

Rio de Janeiro (RJ) – Câmara Municipal (Cinelândia), às 10h

São Paulo (SP) – Av. Paulista com Brigadeiro, às 9h

Vitória (ES) – Assembleia Legislativa do ES (ALES), às 14h



Comments


Em destaque

bottom of page